Essa semana iniciei um programa de mentoria com o Elemar Jr. e quero aproveitar este momento para registrar aqui minhas primeiras impressões sobre esse programa. A melhor forma que consigo descrever é:
Imagine que você é piloto de corrida e teve a oportunidade de ter aulas com o Ayrton Senna. É mais ou menos isso.
Pra que isso não soe como um puxa-saquismo barato, vou explicar.
Lá pelos anos 2000 vi um amigo usando um software chamado Promob para modelar os móveis de uma cozinha. Ele literalmente “desenhava” como ele queria os móveis e o sistema gerava os artefatos necessários para se comprar a madeira, cortar e construir aqueles móveis. Fiquei fascinado porque percebi que aquele era um software complexo, e por ser complexo, fiquei curioso pra saber “quem” desenvolvia aquele software. Meu amigo comentou que o software era desenvolvidos por brasileiros, pesquisei no google e acabei chegando ao nome do Elemar. De lá pra cá tenho acompanhado a carreira dele, lendo seus blogs, assistindo palestras etc.
Eu sempre escolhi a dedo as pessoas que eu iria seguir e em quem eu iria me espelhar, minha lista tem pessoas como: Troy Hunt, Phil Haack, Scott Hanselman, Jon Skeet, Jon Galloway, Scott Guthrie, Anders Hejlsberg, só pra nomear alguns, a lista é extensa. Estas são pessoas que trabalharam duro para serem quem são, construiram uma história e vão deixar um legado importante. Isso é o que eu valorizo.
Acredito ser importante que a pessoa tenha uma história de sucessos e também fracassos que criam cicatrizes necessárias para que os conhecimentos que serão passados tenham bases sólidas e não sejam apenas frases de efeito copiadas de algum lugar. Se mais pessoas pensasem como eu não teríamos uma epidemia de coachs.
Eu admiro e valorizo profissionais que têm conhecimento construído de forma genuína e esforçada, principalmente profissionais de TI como o Elemar. São estes que impulsionam e evoluem esta profissão que tanto amo.
Como eu esperava, os dois primeiros encontros foram riquíssimos, muitos insights, provocações e discussões que te fazem pensar e repensar. Por isso acredito que vou ter bastante coisa pra compartilhar por aqui. Porém, se você quer ler conteúdo de qualidade sobre Arquitetura de Software, recomendo seguir as redes do Elemar, a partir do site dele você acha todos os links que precisa.
Enfim, me sinto grato por estar tendo essa oportunidade e empolgado com o que ainda está por vir.