Como configurar o Visual Studio 2012 para desenvolver para Sharepoint 2013.

O Cenário

Você gastou horas criando uma máquina virtual com Windows Server 2012, Sharepoint 2013, Visual Studio 2012, atualizou tudo, configurou tudo e chegou o grande momento de abrir o VS ir em File / New Project / e criar sua primeira WebPart para testar o Sharepoint 2013 e…

 

O Problema

Você não acha nenhum template de projeto para o Sharepoint 2013.

 

A Solução

Você vai digitar no google “Como instalar templates de projeto para Sharepoint 2013” e vai cair em páginas que vão lhe ensinar o seguinte: a instalação do templates e ferramentas para desenvolvimento de solições do Sharepoint 2013 devem ser feitas através da WebPI (Web Plataform Installer).

O link oficial sobre configuração de um ambiente para desenvolvimento com Sharepoint 2013 pode ser acessado aqui, a seguir eu lhe mostro a mesma informação de forma “mastigada”

  1. Instale a WebPI (se você ainda não tem)
  2. Faça download DESTE arquivo. Este é apenas um atalho de arquivo que abrira a WebPI diretamente na página de download das ferramentas de desenvolvimento para Sharepoint 2013. Se preferir, abra a WebPI, pesquise por “office” e baixe o “Microsoft Office Developer Tools for Visual Studio 2012”.
  3. Instale também os Client Components SDK, AQUI está o link para download.
  4. Abra o Visual Studio e divirta-se

Sharepoint 2013 Templates

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *